16 dezembro 2016
16 dezembro 2016,
 0

Você sabe o que são forças de caráter pessoais? Você sabia que elas compõem as virtudes pessoais? As forças de caráter nos definem, são todas positivas e cada tem algumas com mais presença. Convido você a pensar nas seguintes forças durante essa semana que antecede o Natal e uma forma de aplica-las em sua vida:

ESPERANÇA

Inclui otimismo, tendência ao futuro, orientação ao futuro. Esperança, otimismo, tendência ao futuro e orientação ao futuro representam uma postura cognitiva, emocional e motivacional em direção ao futuro. Pensar sobre o futuro, esperar que os eventos e resultados desejados tornem-se realidade, agir de forma a torná-los mais prováveis, e sentir-se confiante de que isto irá suceder dados os esforços apropriados, sustenta a vibração no aqui agora e estimula ações orientadas para objetivos. Frases típicas: A despeito dos desafios, eu sempre me mantenho esperançoso a respeito do futuro. Sempre olho o lado bom. Espero o melhor.

VITALIDADE

Inclui entusiasmo, animação, vigor e energia. Vitalidade é descrita como um aspecto dinâmico do bem-estar marcado pela experiência subjetiva de energia e vivacidade. Como um indicador de saúde, vitalidade está diretamente e interativamente associada tanto a fatores psicológicos quanto somáticos. No nível somático, vitalidade está ligada à boa saúde física e funcionamento corporal, bem como à ausência de fatiga e doença. No nível psicológico, vitalidade reflete experiências gratificantes tanto no nível interpessoal quanto intrapessoal. Refere-se a sentir-se vivo, estar cheio de pique e demonstrar entusiasmo por quaisquer e todas as atividades. É classificada como uma força da coragem porque se faz notar (e portanto é mais louvável) quando revelada em circunstâncias difíceis e potencialmente desanimadoras. Frases típicas: Sinto-me vivo e animado. Estou energizado, cheio de pique. Quase sempre me sinto desperto e ativo. Raramente me sinto exausto ou esgotado.

GRATIDÃO

Gratidão é uma sensação de agradecimento e alegria em resposta ao recebimento de um presente. O presente pode ser um benefício tangível dado por alguém ou um momento de bem-aventurança pacífica evocada pela beleza natural. Prototipicamente, gratidão deriva da percepção que alguém beneficiou-se devido às ações de outra pessoa. Há um reconhecimento do recebimento de um presente, uma apreciação e identificação de seu valor. Frases típicas: É importante apreciar cada dia que você está vivo. Freqüentemente eu reflito a respeito de quão mais fácil minha vida tem sido por causa dos esforços dos outros. Para mim, a vida é muito mais um presente do que uma carga.

CURIOSIDADE

Inclui interesse, procura de novidade e abertura à experiência. Curiosidade é definida como o interesse intrínseco do indivíduo pela experiência e conhecimento em si mesmos. Pode ser específica e que aprofunda o conhecimento em um assunto, bem como global, generalizada e diversa. Pessoas curiosas perseguem novidade, variedade e desafio em sua experiência no mundo. Têm sede de saber. Acham todos os assuntos e tópicos fascinantes. Palavras-chave: explorar e descobrir.

AMOR

Em sua forma mais desenvolvida, amor ocorre de forma recíproca dentro de uma relação com outra pessoa. Representa uma postura cognitiva, comportamental e emocional voltada para o outro que toma três formas prototípicas. Amor pais-filho, amor filho-pais e amor romântico. Assim, esta força inclui amor romântico e amizade, o amor entre pais e filhos, relações de aconselhamento e os vínculos emocionais entre membros de equipes, colegas de trabalho, etc. O amor é sinalizado pela troca de ajuda, consolo e aceitação. Envolve sentimentos positivos fortes, compromisso e até mesmo sacrifício. Frases típicas: Existe alguém cuja felicidade é tão importante para mim quanto a minha própria. Existe alguém por quem eu faria quase qualquer coisa. Existe alguém de quem eu odeio ficar separado por muito tempo.

E no dia do Natal, utilize todas essas forças, que em conjunto causam o que queremos sentir e queremos proporcionar: FELICIDADE!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *